Como obter o Código de Segurança para acesso ao atendimento telefónico da Segurança Social

No outro dia deparei-me com este problema. Precisava de resolver um problema, estava a falar com a colaboradora da SS por telefone, que disse que me ia encaminhar para o atendedor automático para eu inserir o código de segurança de 6 dígitos.

Fui redirecionada e não consegui prosseguir porque não tinha esse código. Andei à procura no Google e não encontrava como ter esse código. Não sabia se vinha por carta, se dava para pedir online…

Até vi uma reclamação no portal da queixa de uma pessoa que não conseguia descobrir como obter o código.

Por fim, encontrei uma notícia (acho que era de um banco) que dizia que se podia tirar da Segurança Social Direta.

Então lá fui dar mais umas voltas na SS Direta (porque já o tinha feito – foi a primeira coisa que fiz – nos sítios onde achei que podia estar) e por fim acabei por encontrar.

Parece bastante simples, mas ainda perdi uns 15 minutos e não encontrei esta informação no Google, então, para que possa ajudar mais gente, aqui está:

1. Fazer login na SS Directa
2. No topo superior direito, ir a Perfil > Contactos com a Segurança Social
3. Selecionar a opção Código de acesso para atendimento telefónico

Na página seguinte já vai ter o código ou opção para fazer reposição!

É bastante simples, na verdade. Mas ainda assim essa informação devia estar explícita em algum sítio fácil de encontrar.